04 de Setembro de 2010, 06:46 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Novidades: Saiba as últimas do Fórum Ondas da Rádio no Twitter!

Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Emissor Antena 3 Santiago do Cacém  (Lida 546 vezes)
JotaP
Membro Jr.
**

« Responder #10 em: 27 de Julho de 2010, 17:17 »

Muito estranho para mim é porque é que colocaram um emissor em Santiago do Cacém com uma potência de 10Kws, quando dispõe de outro emissor com a mesma potência em Grândola, a curta distância, portanto. Estranheza maior é que a Antena 1 e Antena 2 não têm emissor em Santiago do Cacém. Então qual a razão desta discriminação?

Com um emissor de 25kws na Foia que seguramente chegará a Sines, senão mesmo a Santiago do Cacém; com um emissor do Mendro que debita 44 Kws, para além do emissor de 10 kws de Grândola, questiono qual a necessidade deste emissor de 10kws em Santiago do Cacém???

Este emissor de Santiago (101.2fm) e com esta potência seguramente faria muita pressão e interferências na Radio Nova Antena de Montemor-o-Novo que emite em 101.3fm.

Relativamente aos emissores da RDP em Tróia estão a transmitir com 700 watts e não com 100 watts, conforme foi referido. Suponho que foram instalados com o intuito de servir a península de Setúbal em virtude da Serra da Arrábida atenuar a propagação dos emissores de Lisboa e o emissor de Grândola não servir esta zona nas melhores condições.
Registado
Erwilha
Membro Intermédio

« Responder #11 em: 27 de Julho de 2010, 17:44 »

Relativamente aos emissores da RDP em Tróia estão a transmitir com 700 watts e não com 100 watts, conforme foi referido. Suponho que foram instalados com o intuito de servir a península de Setúbal em virtude da Serra da Arrábida atenuar a propagação dos emissores de Lisboa e o emissor de Grândola não servir esta zona nas melhores condições.

Caro amigo, não me querendo alargar em muitos comentários, eu ainda sei o que digo.
Em troia são 100w que estão atribuidos e não 700w.
Queira consultar http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=42671
Registado
GF
Novato
*

« Responder #12 em: 27 de Julho de 2010, 20:28 »

Saudações a todos!

Como estou a passar férias na região de Odemira, já tinha verificado esta situação. Contactei o Gabinete de Tecnologias da RTP e eles disseram que o emissor (passo a citar) «já não está em funcionamento"». Sugeriram que sintonizasse as frequências de Grândola e de Monchique da Antena 3.

O JotaP perguntou porque emitia a Antena 3 em 101.2 e a Antena 1 e Antena 2 não emitiam de Santiago do Cacém. Os actuais emissores de Grândola estavam em Santiago do Cacém. Se bem me lembro, eram Antena 1 -99.2 , Antena 2 -90.7 e Antena 3 -101.2 FM, Rádio Comercial 92.3 e então Nostalgia 107.1. Em meados dos anos 2000s, a RDP e a Média Capital transferiram o emissor para Grândola, alterando algumas frequências: Antena 2 90.6 e Antena 3- 103.6, RC - 96.8 e Nostalgia (rede sul) - 107.5 . Estas mudanças nas frequências foram feitas para reduzir interferências, to tipo 92.3 Comercial x 92.4 Mega FM, 107.1 Nostalgia x 107.2 Rádio Cidade, etc.

Entretanto, não sei porque razão a Antena 3 manteve a frequência de Santiago de Cacém durante anos, emitindo em duas frequências: 101.2 S.º do Cacém e 103.6 Grândola, enquanto todas as restantes rádios apenas emitem de Grândola.
Registado
rfilipeg
Membro Jr.
**

« Responder #13 em: 28 de Julho de 2010, 00:47 »

Saudações a todos!

Como estou a passar férias na região de Odemira, já tinha verificado esta situação. Contactei o Gabinete de Tecnologias da RTP e eles disseram que o emissor (passo a citar) «já não está em funcionamento"». Sugeriram que sintonizasse as frequências de Grândola e de Monchique da Antena 3.

O JotaP perguntou porque emitia a Antena 3 em 101.2 e a Antena 1 e Antena 2 não emitiam de Santiago do Cacém. Os actuais emissores de Grândola estavam em Santiago do Cacém. Se bem me lembro, eram Antena 1 -99.2 , Antena 2 -90.7 e Antena 3 -101.2 FM, Rádio Comercial 92.3 e então Nostalgia 107.1. Em meados dos anos 2000s, a RDP e a Média Capital transferiram o emissor para Grândola, alterando algumas frequências: Antena 2 90.6 e Antena 3- 103.6, RC - 96.8 e Nostalgia (rede sul) - 107.5 . Estas mudanças nas frequências foram feitas para reduzir interferências, to tipo 92.3 Comercial x 92.4 Mega FM, 107.1 Nostalgia x 107.2 Rádio Cidade, etc.

Entretanto, não sei porque razão a Antena 3 manteve a frequência de Santiago de Cacém durante anos, emitindo em duas frequências: 101.2 S.º do Cacém e 103.6 Grândola, enquanto todas as restantes rádios apenas emitem de Grândola.

Ah muito bem. Agora já estou mais esclarecido relativamente a este assunto. Então, o emissor foi mesmo desactivado por opção da RDP. Nesta altura penso que também não havia tanta falta desta frequência. Mas, era sempre outra coisa se estivesse activa.

Só mais uma coisa que a Antena 3 devia de fazer, que era retirar daqueles jingles, chamemos-lhe assim, onde dizem as frequências, visto que, ainda afirmam a frequência de Santiago de Cacém como activa, não sei se fui explicito.

Relativamente a esta frequência 101.2 da Antena 3 se manter em Santiago do Cacém, foi pelo facto de, há uns anos atrás o emissor de Monchique e de Grândola não chegar nas melhores condições ali á zona do Cercal do Alentejo. Mas mais tarde, a RDP aumentou a potência do emissor de Monchique. Terá sido aí, que, o emissor de Santiago do Cacém foi desactivado definitivamente pela RDP.

Mas Santiago do Cacém está bem servido no que diz respeito a frequências da Antena 3, sendo, 103.6 Grândola, 101.9 Monchique e ainda 102.4 da Serra do Mendro. Penso que não faz falta nenhuma frequência adicional!

Cumps.
Registado
JotaP
Membro Jr.
**

« Responder #14 em: 28 de Julho de 2010, 02:07 »

Caro amigo, não me querendo alargar em muitos comentários, eu ainda sei o que digo.
Em troia são 100w que estão atribuidos e não 700w.
Queira consultar http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=42671

Caro Erwilha penso que não se justifica tanto melindre, ainda bem que soube/conseguiu conter-se nesses comentários, que provavelmente não seriam muito agradáveis e isso seria enveredar por comportamentos que se têm generalizado, de forma muito triste neste forum.

Mas estou aqui para dar a mão à palmatória, porque efectivamente houve um erro de digitação no meu post, onde se lê 700 watts devia ler-se 70 watts ou 0,07 Kws. Apesar de estarem atribuídos 100 watts este emissor estará a debitar apenas 70 watts de acordo com informação recolhida noutros sites que reputo de fiáveis. De resto é um costume das rádios públicas utilizarem uma potência inferior aquela que foi concedida pela Anacom.

Curiosamente, esta noite, na zona de Sintra, consegui sintonizar as 3 micro-frequências da RDP de Tróia, apesar do sinal ténue e qualidade de som precário.

Espero ter reposto a verdade dos factos e ter deixa-lo mais tranquilo....

Registado
Erwilha
Membro Intermédio

« Responder #15 em: 28 de Julho de 2010, 12:42 »

Caro Erwilha penso que não se justifica tanto melindre, ainda bem que soube/conseguiu conter-se nesses comentários, que provavelmente não seriam muito agradáveis e isso seria enveredar por comportamentos que se têm generalizado, de forma muito triste neste forum.

Mas estou aqui para dar a mão à palmatória, porque efectivamente houve um erro de digitação no meu post, onde se lê 700 watts devia ler-se 70 watts ou 0,07 Kws. Apesar de estarem atribuídos 100 watts este emissor estará a debitar apenas 70 watts de acordo com informação recolhida noutros sites que reputo de fiáveis. De resto é um costume das rádios públicas utilizarem uma potência inferior aquela que foi concedida pela Anacom.

Curiosamente, esta noite, na zona de Sintra, consegui sintonizar as 3 micro-frequências da RDP de Tróia, apesar do sinal ténue e qualidade de som precário.

Espero ter reposto a verdade dos factos e ter deixa-lo mais tranquilo....

Caro JotaP, não se tratou de uma questão de conter ou não, porque nada mais tinha a dizer.
Fiquei-me pela objectividade.

Devo concordar quando diz que o emissor de Tróia estará a debitar 70w e acrescentar que, não só é pelo critério de utilizarem uma potência inferior ao que está atribuído, como pelo facto do equipamento dar problemas e ser alvo de visitas super regulares dos engenheiros da RDP ao alto da torre onde está situado.

Para terminar, evidentemente que não venho (e duvido que alguém venha) à procura de tranquilidade para um fórum onde se discutem assuntos objectivos.
Se alguém tem falta dela que contacte o Paulo Bento.  bom

Cumps.
Registado
Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: