Saudações a todos!
Como estou a passar férias na região de Odemira, já tinha verificado esta situação. Contactei o Gabinete de Tecnologias da RTP e eles disseram que o emissor (passo a citar) «já não está em funcionamento"». Sugeriram que sintonizasse as frequências de Grândola e de Monchique da Antena 3.
O JotaP perguntou porque emitia a Antena 3 em 101.2 e a Antena 1 e Antena 2 não emitiam de Santiago do Cacém. Os actuais emissores de Grândola estavam em Santiago do Cacém. Se bem me lembro, eram Antena 1 -99.2 , Antena 2 -90.7 e Antena 3 -101.2 FM, Rádio Comercial 92.3 e então Nostalgia 107.1. Em meados dos anos 2000s, a RDP e a Média Capital transferiram o emissor para Grândola, alterando algumas frequências: Antena 2 90.6 e Antena 3- 103.6, RC - 96.8 e Nostalgia (rede sul) - 107.5 . Estas mudanças nas frequências foram feitas para reduzir interferências, to tipo 92.3 Comercial x 92.4 Mega FM, 107.1 Nostalgia x 107.2 Rádio Cidade, etc.
Entretanto, não sei porque razão a Antena 3 manteve a frequência de Santiago de Cacém durante anos, emitindo em duas frequências: 101.2 S.º do Cacém e 103.6 Grândola, enquanto todas as restantes rádios apenas emitem de Grândola.
Ah muito bem. Agora já estou mais esclarecido relativamente a este assunto. Então, o emissor foi mesmo desactivado por opção da RDP. Nesta altura penso que também não havia tanta falta desta frequência. Mas, era sempre outra coisa se estivesse activa.
Só mais uma coisa que a Antena 3 devia de fazer, que era retirar daqueles jingles, chamemos-lhe assim, onde dizem as frequências, visto que, ainda afirmam a frequência de Santiago de Cacém como activa, não sei se fui explicito.
Relativamente a esta frequência 101.2 da Antena 3 se manter em Santiago do Cacém, foi pelo facto de, há uns anos atrás o emissor de Monchique e de Grândola não chegar nas melhores condições ali á zona do Cercal do Alentejo. Mas mais tarde, a RDP aumentou a potência do emissor de Monchique. Terá sido aí, que, o emissor de Santiago do Cacém foi desactivado definitivamente pela RDP.
Mas Santiago do Cacém está bem servido no que diz respeito a frequências da Antena 3, sendo, 103.6 Grândola, 101.9 Monchique e ainda 102.4 da Serra do Mendro. Penso que não faz falta nenhuma frequência adicional!
Cumps.